*Por Andrea Cabianca, diretora comercial da Plascabi Embalagens
Certos de que entramos como uma matéria prima de Polietileno nesta pandemia e estamos saindo dela como um filme plástico! Houve amadurecimento. Sem dúvidas entender o processo do plástico é um processo de transformação.
Não tem quem conheça o plástico e não se apaixone pelo produto e pelo processo.
O nome da indústria do plástico fala por si: Indústria Transformadora do Plástico.
O que antes de uma era pandêmica era praticado somente pelas empresas transformadoras do plástico. Hoje, tornou-se algo global. A maior da parte das indústrias e muito em breve todas, adotaram e irão adotar o estilo de consumo CIRCULAR.
Só existe um meio para o caminho sustentável: utilizar o plástico de maneira circular.
A Walt Disney World tem um lição para sua equipe: “todas as pessoas são importantes”.
Isso nos mostra perfeitamente que TODOS, independente do grau de posição possuem habilidades que juntas formam uma grande equipe. E se todos são importantes, TUDO também é importante. Há espaço pra tudo e para todos. O vidro, o papel, o alumínio, o ferro, o plástico, enfim, TUDO e todos! A Braskem, quem diga, criou uma propaganda para incentivar o uso consciente e circular: “O mundo precisa de tudo e de todos”.
A pandemia nos fez sentir isso na pele, se não somássemos as nossas forças, as vacinas não existiriam, a imunidade de rebanho também não, a ajuda coletiva seria desnecessária. O mundo tem que ser altruísta.
Por fim, o mundo reciclou! Nos tornamos mais curiosos, mais investigativos, mais sábios. O plástico para aqueles que o criticavam, se tornou indispensável no seu dia a dia: as bolsas de sangue, as seringas para aplicar a vacina, as máscaras, as luvas, os copos, os dispensers de álcool e uma infinidade de produtos plásticos que garantem total proteção, leveza, higiene e segurança.
Haja vista que descobrimos que o plástico não possui um fim em si só. Se descartado corretamente e de forma circular, ele se transforma. São os chamados produtos reciclados e de origem PCR (Pós Consumo Reciclado).
Não é à toa que reconhecidas empresas mundialmente, já adotaram as práticas da economia circular. Como a Wilson, desenvolvendo raquetes com a tampa do topo feita de polímero reciclado, a Wilson Blade 98. A Coca Cola chega com a versão da garrafa do refrigerante 100% reciclada. A Microsoft com o mouse de plástico reciclado.
A Polo Ralph Lauren com a fabricação de camisetas polo feitas a partir de garrafas PETs recicladas. Isto faz com que o produto seja 100% reciclado e reciclável.
O futuro é reciclado! Reciclar não só promove a economia circular, como também gera emprego, desenvolve a criatividade, promove um presente e futuro sustentável.
O mundo pós pandemia mudou. Ele se tornou mais consciente, todos buscaram mais informação e todos procuram uma forma de ser mais sustentável. Não é abolindo o produto ou retirando do mercado. É somando forças e unindo ideias. Somente assim a transformação existirá.
O futuro chegou e ele é reciclável e reciclado!