O dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de Março, nos traz à reflexão de como uma simples tomada de decisão por adquirir um produto ou serviço, afeta diretamente o meio em que vivemos.
Repensar é a base para o consumo consciente. E para esclarecermos melhor o assunto, é necessário compreender que existe uma cadeia de consumo que começa na extração da matéria-prima para a produção e termina no descarte e/ou reciclagem do material.
Toda compra, seja ela qual for, gera um impacto ao Meio Ambiente. E é exatamente este impacto que nos classifica como consumidores conscientes ou não.
Segundo o instituto Akatu, organização que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, “o consumidor consciente sabe que tem um grande poder em suas mãos ao escolher um produto e uma empresa produtora, e pode transformar a sua compra em um ato de reconhecimento de boas práticas sustentáveis. Tudo isso começa pela análise prévia da necessidade: preciso realmente comprar? ”
Após repensada a necessidade de consumo, é de grande valia considerar fabricantes que possuam engajamento e responsabilidade sócio ambiental na produção. Evitar desperdício realizando o consumo otimizado e quando possível, reutilizar as embalagens ou descarta-las de forma correta, contribuindo para que o ciclo de vida do material seja aproveitado em centros de triagem e reciclagem.
Cabe ao consumidor também, cobrar ações do poder público como, leis de regulamentação que se apliquem não só às indústrias como à população. Exigir que a sociedade tenha acesso às informações e com isso, reivindicar incentivo a uma nova economia.
Com essas mudanças de hábito, o consumidor será capaz de minimizar os impactos causados ao meio ambiente e contribuir para um futuro sustentável.