Blog Interessante

As verdades e mitos sobre plásticos descartáveis

“Observe em qualquer prateleira de supermercado onde são comuns as garrafas de plástico coloridas e latas de metal , embalagens de produtos de limpeza ou alimentícios.  É muito fácil a partir desta percepção concluir que o principal problema ambiental é uma superabundância de recipientes descartáveis e chegamos à seguinte conclusão: se simplesmente reciclarmos mais deles, percorreríamos um longo caminho para minimizar os impactos. Na realidade, a maioria dos impactos ambientais de muitos produtos de consumo, incluindo refrigerantes, está ligada aos produtos internos, não à embalagem, de acordo com um engenheiro ambiental”.

Essa reflexão relevante faz parte da abertura de um recente estudo publicado pela Universidade de Michigan* que aborda os mitos e verdades mais comuns sobre o uso de plásticos descartáveis.

De acordo com o estudo os cinco erros mais comuns são:

  1. A embalagem de plástico é o maior contribuinte para o impacto ambiental de um produto
  2. Os impactos ambientais do plástico são maiores do que qualquer outro material de embalagem
  3. Produtos reutilizáveis são sempre melhores do que plásticos descartáveis
  4. A reciclagem e a compostagem devem ser prioridades
  5. Os esforços de “desperdício zero” que eliminam plásticos descartáveis minimizam os impactos ambientais

Na primeira publicação desta série traremos à tona a relevância do impacto que o produto gera ao meio ambiente, na grande maioria das vezes, maior do que a própria embalagem. Não percam!

*Fonte: University of Michigan. “Mythbusting: Five common misperceptions surrounding the environmental impacts of single-use plastics.” ScienceDaily. ScienceDaily, 26 October 2020. <www.sciencedaily.com/releases/2020/10/201026095427.htm>.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Você também irá gostar

Apoio Institucional