Você sabia que os agrotóxicos surgiram como uma arma química durante a Segunda Guerra Mundial?
Esses produtos químicos eram pulverizados nas plantações dos países inimigos a fim de contaminar os cultivos e a população local. Posteriormente começou a ser usado para aumentar a produção agrícola e evitar a destruição por pragas e ações climáticas.
Porém, seu uso desenfreado e sem instrução tem contaminado solos, lençóis freáticos, fauna flora e a saúde humana. *Estima-se que os alimentos produzidos no Brasil possuem cerca de 200 vezes mais agrotóxicos do que o permitido em países da Europa, por exemplo.
Em contrapartida, uma das alternativas que diminuem o uso de defensivos em até **65% é a #plasticultura. Isto porque, através dos filmes de coberturas de solo, coberturas de estufas, entre outras especialidades, a redução de agroquímicos e a preservação do solo são eficazes e benéficas ao meio ambiente e também aos produtores, pois esses filmes agrícolas auxiliam no controle do crescimento de ervas daninhas que prejudicam o crescimento da cultura, permitem o desenvolvimento uniforme das plantas, proporciona a precocidade da colheita, entre diversas outras vantagens.
Fique por dentro dos inúmeros benefícios que o plástico nos proporciona. Acompanhe essa e outras curiosidades aqui em nosso site.
Crédito da foto: Agroflex Brasil
*Fonte: Menos 1 lixo
**Fonte: SEBRAE/EMBRAPA/WUR