Todo o terceiro final de semana de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Limpeza de Praias. Ação esta que teve início em 1986 através da ONG norte-americana “The Ocean Conservancy” em virtude da grande quantidade de lixo depositado nas praias e oceanos por banhistas e por descargas de navios.
A grande participação de #voluntários viralizou no mundo todo e hoje muitas instituições brasileiras fazem parte desse movimento, incluindo além das praias, rios e lagos.
Os participantes realizam a coleta dos resíduos e preenchem um formulário com as quantidades e variações dos materiais que posteriormente, serão utilizados para mapeamento, estatísticas e possíveis soluções para a destinação correta desses resíduos.
*O último relatório divulgado pelo grupo The Ocean Conservancy constatou que mais de 20,8 milhões de toneladas de lixo foram coletadas nas praias de 116 países em 2019.
Nossos recursos hídricos têm sido explorados continuamente e ações como estas geram impactos sobre nossas escolhas e nosso modo de vida.
No Brasil, a ONU Meio Ambiente desenvolve parcerias com diversos institutos e empresas para uma grande mobilização de limpeza das praias. Certifique-se com o órgão ambiental da sua cidade e abrace esta causa.
Participe e faça a sua parte!
*Fonte: National Geographic