Um dos maiores desafios enfrentados pelo setor industrial é compatibilizar seus produtos com a sustentabilidade. Por consequência, muitos esforços em pesquisa e tecnologia têm sido aplicados para este fim. Na indústria do plástico, a utilização de resinas green originam os plásticos biodegradável e compostável. Conheça suas principais diferenças abaixo:
O plástico biodegradável é um material que pode ser totalmente absorvido pelo meio ambiente por meio de microorganismos, em um curto espaço de tempo dependendo do tipo de resina biodegradável utilizada.
*Descoberto há aproximadamente 20 anos, apesar de relevante do ponto de vista ambiental, sua aplicação ainda é limitada por serem menos flexíveis e em média 40% mais caros que os convencionais.
O plástico compostável, assim como o biodegradável, é de natureza renovável, sendo suas principais fontes o milho, a mandioca, a beterraba…etc. **Possui biodegradabilidade comprovada e eficaz, somente quando em ambientes com controle de luz, umidade, temperatura e microorganismos, ou seja, em usinas de compostagem ou, em alguns casos, em compostagens domésticas. Em aterros controlados, ainda não há evidências de um processo de biodegradação eficiente desse tipo de plástico.
Fonte: * Bohmert et al, 2002 / ** Ecycle
Fique por dentro de mais curiosidades através do nosso site (link na bio).