O descarte correto de resíduos eletrônicos no Brasil ainda enfrenta dificuldades para sua efetivação. E a falta de informação de muitos, ao se depararem com um aparelho celular, uma TV, e outros eletrônicos quebrados, contribui para que esses resíduos sejam descartados de qualquer maneira, contaminando o solo e a água por meio das substancias tóxicas encontradas neles.
Seu processo de reciclagem tem início na triagem dos materiais, que são separados conforme sua composição, como: placas eletrônicas, vidros e plásticos. A partir daí eles recebem diferentes destinações.
Uma instituição da cidade de Betim/MG, desenvolveu a iniciativa de produzir painéis solares a partir do plástico retirado de resíduos eletrônicos, proporcionando energia limpa e de fácil acesso, uma vez que as tradicionais placas possuem alto valor econômico. O projeto, além de promover a qualificação profissional e geração de empregos, ainda desperta a conscientização ambiental e a importância da reciclagem do plástico para a sociedade e para a economia.
O plástico possui relevância na vida útil de diversos outros materiais, como é o caso dos eletrônicos. Cabe a nós, cidadãos, fazermos a separação e destinação correta para que o lixo volte a ser matéria-prima novamente e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável.