Por mais inacreditável que seja, muitas regiões do Brasil e do mundo ainda sofrem com a falta de recursos básicos como saneamento e energia elétrica.
Inspirado no projeto do brasileiro Alfredo Moser, que utilizou uma garrafa PET, alvejante e água para solucionar o problema da falta de luz em sua casa, a organização internacional Litro de Luz, identificou uma maneira prática, econômica, eficaz e sustentável de iluminar casas e ruas de comunidades locais com garrafas PET, lâmpadas de LED, canos de PVC e painéis solares.
Atuando no Brasil desde 2014, a instituição já iluminou a vida de muitas famílias, nas 5 regiões do país. ?
Através do voluntariado, comunidades recebem workshop para aprender a desenvolver seus próprios lampiões. A capacitação envolve moradores, que se tornarão multiplicadores. Um projeto que não dá somente o peixe, mas ensina a pescar. ?
O plástico está presente em todas as etapas de montagem, pois compõe a base do lampião e de postes públicos, que são feitas de canos de PVC, além de envolver e proteger as lâmpadas através das garrafas PET. O que para muitos é lixo, para outros é resgatar a dignidade. Uma ação que fortalece a relação do homem com seu próprio resíduo. Ensinando a importância da reutilização e reciclagem. ♻
Fonte: https://www.litrodeluz.com/