Não é novidade para ninguém que as bicicletas são um meio de transporte barato, prático e sustentável, além de ótima ferramenta para a prática de atividades físicas. Diferente dos automóveis, proporcionam melhor mobilidade no trânsito de grandes cidades e não emitem gases causadores do efeito estufa.
Mas o que já é bom pode melhorar ainda mais!
Um artista plástico uruguaio criou aqui no Brasil, uma empresa que produz quadros de bicicleta a partir de garrafas PET, chamada MuzziCycles.
A fabricação é uma iniciativa em conjunto com ONG’s recicladoras, que juntas já produziram anualmente um total de 132.000 quadros de bicicletas! A reciclagem das garrafas economizou mais de 900 mil kg de petróleo, e cerca de 5 milhões de kg de CO2 deixaram de ser lançados ao meio ambiente por incineração.
Para a fabricação de um quadro são necessárias aproximadamente 200 garrafas, que geram benefícios como: leveza, amortecimento natural, não oxidação (não enferrujam) e ser 100% reciclável.
As etapas do processo são as seguintes:
- As garrafas são cortadas em pedaços pequenos;
- Esses pedaços são triturados e viram grãos;
- Os grãos recebem aditivos químicos que fortalecem e proporcionam resistência ao material;
- Em uma máquina injetora, os grãos recebem o molde adequado;
- Já moldado, o quadro é montado e resfriado, e após 5 horas está pronto.
A empresa também oferece a opção de desconto de R$100,00 na compra da bicicleta, se o cliente contribuir com 100 kg de garrafas PET.
Iniciativas como essa, enchem nossos corações de esperanças e nos despertam a entender que no mundo plástico nada vira lixo, tudo pode ser reaproveitado.