*Por Anamélia Hurtado Moura, diretora comercial do Estik film
De acordo com pesquisa realizada recentemente*, o mercado de filmes stretch continua a ser um dos maiores e de mais rápido crescimento para filmes PE (polietileno). Grandes players mundiais apostam neste segmento com otimismo, uma vez que o stretch film é visto como alternativa viável para desbancar outros meios convencionais de unitização de palletes e empacotamento de produtos de diversos segmentos: desde varejo ao atacado, passando por indústria alimentícia e de bebidas, farmacêuticas, setor moveleiros e indústrias em geral, para citar apenas alguns exemplos.
Seja para aplicação manual ou automática, atualmente diferentes tipos de stretch film são comumente produzidos, oferecendo variedade de largura, espessura e estiramento, com opções bastante customizadas, que podem atender à necessidade específica de cada negócio. Ou seja, inúmeras são as oportunidades e ter um olhar estratégico para o mercado em que se está inserido é fundamental para crescer neste nicho.
Para se ter uma ideia destas oportunidades, vamos aos números brasileiros, que a representam muito bem: estamos diretamente relacionados ao negócio de transporte de cargas. No Brasil o PIB do setor de transporte, armazenagem e correio cresceu 2,2% em 2018, chegando a R$ 256,08 bilhões**. O índice é o dobro do crescimento do PIB total da economia, que avançou 1,1% no ano passado, atingindo R$ 6,83 trilhões**. Além disso, os principais portos do país vêm mostrando números positivos na movimentação de cargas. O porto de Santos bateu o recorde após atingir o total de 11.576.036** toneladas até julho deste ano, ultrapassando uma média de 5%**, quando comparado ao mesmo período de 2018.
É válido ressaltar que o segmento de cargas, por sua vez, tem um comportamento aderente ao desempenho da economia brasileira, pois atua em todos os seus componentes de demanda: desde distribuição de bens finais ao consumo das famílias até o transporte de bens de produção para efetivar investimentos e escoar exportações e distribuir importações. Nesse sentido, o índice de fluxo de veículos pesados da Associação Brasileira de Concessionários de Rodovias (ABCR) apontou uma alta em 2018 de 1,3%***. E no acumulado de janeiro a março de 2019, o índice registrou alta de 2,7%***, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Desta forma, quando pensamos que a unitização e a proteção de mercadorias em pallets é fundamental, conseguimos dimensionar a oportunidade de mercado que ainda temos a explorar no Brasil referente ao stretch film. Isto porque ele é a opção mais viável, econômica e prática para paletização de qualquer tipo de produto ou embalagem de qualquer segmento, protegendo desde o ponto de partida até a estocagem e garantindo a integridade contra violação, umidade e poeira, para citar apenas alguns dos benefícios.
Por fim, porém não menos importante, cada mercado possui peculiaridades quando o assunto é transporte de cargas. No próximo artigo, vamos abranger sobre elas nos segmentos de varejo, bens de consumo, alimentos, bebidas e eletrodomésticos. Estas especificidades abrem uma nova janela de mercado para o mercado de stretch film.
Bons negócios e até a próxima.
* Fonte: Pesquisa Mastio & Co, 2017-2018
** Abralog (Associação Brasileira de Logística)
*** Boletim Economia em Foco – CNT (Confederação Nacional do Transporte).