Foi na RIO 92, Conferência das Nações Unidas sobre o meio Ambiente e Desenvolvimento, que nasceu os três pilares da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Anos mais tarde surgiu o Repensar, reforçando a necessidade de analisarmos o nosso consumo.
REPENSAR: Corresponde à avaliação que devemos fazer sobre a real necessidade de consumo e consequentemente o consumo consciente. Considerando buscar a qualidade de vida respeitando o meio ambiente.
REDUZIR: Consiste em diminuir a produção de resíduos. O planejamento é ferramenta crucial, além da preferência por produtos duráveis e com embalagens reutilizáveis e/ou feita com materiais reciclados.
REUTILIZAR: Muito do que descartamos poderia ser reutilizado para outros fins.
Toda a produção, demanda energia e matéria prima, desta forma, quando descartamos um material, desperdiçamos também a energia do processo.
RECICLAR: É o reprocessamento de uma substância ou material, que tem por finalidade a recuperação de suas estruturas para reintroduzi-los em um novo ciclo. O Brasil perde anualmente oito bilhões de reais em aterros e lixões por não realizar a reciclagem.
Você pode encaminhar os resíduos recicláveis para a coleta seletiva (que passa na sua rua) ou levá-los ao PEVs (pontos de entrega voluntária), em mercado ou lojas, ou ainda deixá-los em cooperativas de catadores.
FONTE: Plástico Transforma / IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)