Interessante Últimas Notícias

Bioplástico feito da fécula de mandioca auxilia no tratamento de Covid-19

Já tratamos aqui de um assunto bem peculiar: o bioplástico. Dessa forma você já sabe que este tipo de plástico é proveniente de alimentos como mandioca, laranja, casca de camarão, batata, cana-de-açúcar entre outros.

Hoje, em especial, vamos falar da fécula de mandioca. Quando utilizada sem aditivos, o bioplástico produzido com ela se decompõe em até seis meses quando descartado em ambiente com condições favoráveis. Lembrando que nem todo o bioplástico é, necessariamente, biodegradável.

Por se tratar de um filme plástico comestível, uma recente pesquisa com essas películas vem sendo utilizada em testes de sensibilidade ao paladar de pacientes de Covid-19 por proporcionar um gosto azedo ao se desmanchar na boca, afirma o professor Francys Vieira, USFCar.

Apesar de apresentar algumas desvantagens em relação ao plástico tradicional como menor resistência e menor tecnologia para produção em escala industrial, os bioplásticos estão ganhando visibilidade e novas aplicabilidades. Espera-se que mais estudos e pesquisas sejam realizados com a finalidade de melhorar seu desempenho e estimular a indústria a apostar nessa tendência de Economia Circular.

Fonte: G1 Agro

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Você também irá gostar

Apoio Institucional