Interessante Plástico no Dia a Dia

Os principais tipos de plástico

É comum nos depararmos com símbolos em embalagens plásticas de cosméticos, alimentos, bebidas, higiene e limpeza etc.

A padronização de números para seus respectivos tipos de plástico é estabelecida pela norma técnica do plástico NBR 13.230:2008.

Confira abaixo a classificação:

 1 – PET (Politereftalato de Etileno) 

Possui alta resistência mecânica e química, este tipo de plástico é ideal para acondicionar bebidas, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, entre outros.

Além dos benefícios de barreiras protetoras contra gases e odores, são leves e impermeáveis.

2 – PEHD (Polietileno de Alta Densidade) 

Resistente e durável, o polietileno de alta densidade possui qualidades mecânicas que podem se manter inalteradas por muito tempo. Por isso está presente em tubos, conexões, mangueiras, tanques de combustíveis etc.

3 – PVC (Policloreto de vinil) 

Atóxico, inerte, 100% reciclável, durável e resistente a intempéries (sol, chuva, vento e maresia), o PVC é aplicado em tubos para condução de água e esgoto, produtos da área hospitalar, automóveis, revestimentos e muitas outras áreas.

4 – PELD (Polietileno de Baixa Densidade)

Possui excelente resistência à produtos químicos, tração e impacto. É flexível, transparente, leve e impermeável. Sua aplicação está presente principalmente em sacarias, filmes e sacolas.

 5 – PP (Polipropileno) 

Plástico versátil e resistente, possui equilíbrio de propriedades térmica, química e elétrica. Utilizados em brinquedos, eletrodomésticos, seringas, tampas em geral, cadeiras etc.

6 – PS (Poliestireno) 

O poliestireno possui características de fácil processamento e coloração, transparência, baixa resistência ao impacto, leveza, capacidade de isolamento térmico, baixo custo, entre outros.

Muito utilizado em utensílios domésticos, embalagens rígidas para cosméticos, corpo de canetas esferográficas, escovas, réguas etc.

 7 – Outros

Neste grupo classificam-se os outros tipos de plásticos que não se caracterizam por nenhum dos outros citados anteriormente. Os mais comuns dessa categoria são: BOPP/ABS/SAN, EVA, PA etc. Frequentemente encontrados em peças técnicas e de engenharia, peças de computadores e telefones, solados de calçados, material esportivo, entre outros.

É importante entender que essa diferenciação é essencial para atender às diversas necessidades da indústria e por consequência, seus consumidores.

Agora que já sabemos as principais resinas utilizadas na fabricação de diversos objetos, fique atento à sua classificação e descarte de forma correta o seu resíduo plástico.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Você também irá gostar

Apoio Institucional